quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Deputados visitam o Lixão (do site da CLDF)

23/02/2011 14:36

Distritais ouvem os catadores do Lixão (Foto: Silvio Abdon/CLDF)

Deputados visitam o Lixão

Deputados das comissões de Direitos Humanos e de Meio Ambiente passaram a manhã desta quarta-feira (23) em visita ao Lixão da Estrutural. Acompanhados por catadores de lixo, funcionários do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e representantes da administração regional da Estrutural, os parlamentares conheceram alguns dos problemas locais: a coleta seletiva é ínfima, faltam centros de triagem do lixo e as condições de trabalho dos catadores não são adequadas. Foram encontradas crianças trabalhando na coleta e o terreno está ambientalmente comprometido.

"Há problemas que podem e devem ser combatidos de forma imediata, e a questão do trabalho infantil é uma delas", enfatizou a presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputada Celina Leão (PMN). Como primeiro passo, a distrital disse que a Comissão vai solicitar um levantamento do número de meninos e meninas que trabalham no local.

Diariamente trabalham no Lixão cerca de 1.800 catadores de lixo cadastrados. São pessoas que trabalham de sol a sol. É o caso de Solimar dos Reis, catadora há 4 anos. Das 7h às 18h, ela recolhe e separa papel branco, latinha e garrafa pet. Junto com a filha de 18 anos, consegue ganhar uma média de R$ 600,00 por mês. Para Solimar, o Lixão "é a base de tudo" em sua vida.

Com 50 anos de existência, o Lixão garante o sustento de famílias inteiras. "É preciso tratar com carinho a condição do catador", defendeu o deputado Benedito Domingos (PP). Para ele, é preciso melhorar a infraestrutura do Lixão, com a construção de galpões, por exemplo. "Quando chove, é impossível transitar por aqui", comentou.

Na última semana, a morte de uma catadora de lixo de 59 anos (no dia 16), no lixão da Estrutural, mobilizou os parlamentares da Câmara Legislativa na sessão ordinária. O deputado Benedito Domingos (PP) lamentou o acidente que vitimou a senhora, atropelada por um caminhão de lixo, e cobrou do governo uma política de tratamento de resíduos.

Meio ambiente

Outro aspecto preocupante diz respeito ao meio ambiente. Domingos, que é da Comissão de Meio Ambiente, alerta para o perigo de o Lixão contaminar o lençol freático. Ele lembra que o GDF, atento a isso, pretende implantar um aterro sanitário em Samambaia e desativar o Lixão da Estrutural. Estudos ambientais já estão sendo realizados para avaliar a viabilidade do local.

O presidente da Central de Cooperativas de Catadores, Ronei Alves da Silva, não concorda com a proposta do Governo, no entanto. "Alguns caminhões de lixo vão rodar quase 100 quilômetros a mais para chegarem lá. Se for implantada a coleta seletiva e houver investimento em reciclagem, o Lixão pode virar aterro sanitário", pondera Silva. Em sua opinião, a área já está totalmente comprometida e o que é necessário é tratar o passivo.

Participaram da visita, além dos distritais Benedito Domingos e Celina Leão, os deputados Evandro Garla (PRB), Israel Batista (PDT), Joe Valle (PSB), Luzia de Paula (PPS) e Olair Francisco (PTdoB). 

Fonte: Site da CLDF em 23/02/2011

Leia mais: Deputados discutem problemas do Lixão da Estrutural  (https://www.cl.df.gov.br/cldf/noticias/deputados-discutem-problemas-do-lixao-da-estrutural)

Denise Caputo - Coordenadoria de Comunicação Social

Um comentário:

  1. conheço o lixao morro aqui na cidade estrutural a mais de 17 anos sou comerciante tenho muitos frequeses que trabalha no lixo sao pessoas onestas nao podem deixar as familias sem o seus sustentos alguma coisa tem que fazer porque se acabar com o lixao sem dar outra fonte de renda pra eles vai deixar essas pessoas pasando nessesidade porque eles so sabe fazer isso..

    ResponderExcluir