quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Trajédia Anunciada

Já faz algum tempo que temos denunciado aqui no Fórum, como também com os órgãos responsáveis, que as casas construidas na Quadra 16 da Estrutural representam um risco absurdo aos seus moradores, considerada a proximidade com o lixão e a total falta de isolamento com relação aos resíduos que lá são depositados, deixando vulnerável toda a comunidade e, principamente, as crianças da região.

Entretanto, num sinal de total falta de responsabilidade administrativa, o GDF continua mantendo famílias na quadra mesmo depois que elas foram embargadas pela vara do meio ambiente do DF.

E o resultado, infelizmente, é o que se vê na matéria abaixo:


DF – Reator explode na Estrutural e gás intoxica moradores


Quatro pessoas foram levadas a hospital com asfixia por causa da substância.

Quatro moradores da quadra 16, conjunto G, próximo ao aterro sanitário da Estrutural, foram vítimas de asfixia, decorrente de um acidente na noite de ontem(5) com o gás de um reator que foi encontrado no lixão. O Corpo de Bombeiros do SIA foi acionado por volta das 20h, por uma vizinha chamada Elizabete Sousa, que também reside na quadra e presenciou o incidente.


Segundo a moradora, o fato ocorreu quando jogaram o equipamento em uma fogueira que estava armada no meio da rua. “Não sei quem jogou, não tinha muitas crianças brincando na rua. Estávamos ao redor da fogueira quando, de repente, alguém jogou o objeto. O reator explodiu, e algumas pessoas que estavam ao redor se machucaram, pois o cheiro é muito forte e o fogo espalhou”, conta Elizabete.

Ainda de acordo com o relato da moradora, muitas pessoas passaram mal. O fogo não se alastrou para outros locais e não chegou a atingir casas. A polícia também esteve presente, os bombeiros recolheram o objeto do local.

Segundo as informações do Corpo de Bombeiros, os moradores que mais sofreram danos com o acidente foram Nilva Muniz Camila, 32 anos, Cecília Margante Peixoto, 31, Erildo Viana, 27, e Alana Vitória Peixoto, de 8 anos e foram encaminhados ao Hospital Regional do Guará (HRG) e passam bem.
A Qualix Serviços Ambientais Ltda. foi procurada pelo Coletivo e informou que a responsabilidade sobre o recolhimento do material é da empresa Valor Ambiental, que por sua vez, não quis se pronunciar sobre o assunto.

fonte: www.jornalcoletivo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário