20/09/11
Com a doação, cerca de 23 cooperativas irão consolidar sua atuação em todo o Distrito Federal
Por Laura Muradi
Foi realizada hoje (21/09), a Solenidade de Entrega de Equipamentos e Tendas para 23 Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis do Distrito Federal e Entorno. O evento foi promovido pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT), pela Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do Distrito Federal e Entorno (CENTCOOP) e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. As cooperativas de materiais recicláveis participam do projeto Território da Cidadania e da Reciclagem. A Solenidade, que marca a execução de uma das principais metas do projeto, aconteceu no Lixão da Estrutural, localizado na Cidade Estrutural, Distrito Federal.
A Fundação Banco do Brasil é parceira da CENTCOOP e, juntas, já realizaram uma série de ações para a promoção da cadeia produtiva dos resíduos sólidos. A Fundação BB investe nessa cadeia produtiva desde 2003 com o objetivo de promover a inclusão social dos catadores de materiais recicláveis por meio de ações de geração de trabalho e renda e educação. Essas ações abrangem 21 Estados e incluem a construção de galpões de triagem para catadores, a aquisição de equipamentos para reciclagem e a aquisição de veículos. De 2003 a 2010, foram mais de 190 projetos em que FBB investiu na mobilização e organização de catadores. Júlio Caetano, gerente de Trabalho e Renda da Fundação BB afirma que “o governo as instituições públicas e privadas estão começando a perceber a importância desses profissionais em um contexto político e social e a Fundação Banco do Brasil fica muito contente por ter iniciado esse processo com o Cataforte”.
Por meio do Programa Cataforte, as cooperativas recebem capacitação, qualificação profissional, assessoramento técnico e mobilização dos catadores. O Cataforte atua em 20 Estados brasileiros e o Distrito Federal, buscando o fortalecimento do associativismo e do cooperativismo dos catadores e catadoras de materiais recicláveis, ao propiciar ações para a capacitação, qualificação profissional, assessoramento técnico e mobilização desses profissionais. O Programa é uma parceria entre Fundação Banco do Brasil e Secretaria Nacional da Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, com participação do Movimento Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis.
Fonte: Site da FBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário