sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Políticas públicas na Estrutural

Grupo intersetorial coordenado pela primeira dama se encontra na Estrutural para traçar metas de desenvolvimento para a população

Secretaria de Comunicação

A Estrutural recebeu na tarde desta sexta-feira (05/07) a primeira de seis reuniões do grupo de mulheres que ocupam cargos de liderança no Distrito Federal. Coordenado pela primeira dama Ilza Queiroz, o grupo busca implementar políticas públicas direcionadas à segurança, à saúde e ao desenvolvimento socioeconômico da população mais vulnerável. Todas as propostas têm corte de gênero, priorizando o atendimento às mulheres, mas a situação de crianças, jovens e idosos também merece atenção especial. As ações acontecem nas seis regionais administrativas comandadas por mulheres: Estrutural, Recanto das Emas, Vicente Pires, Sobradinho, São Sebastião e Riacho Fundo.

Realizado na Administração Regional da Estrutural, o primeiro encontro traçou um mapa da cidade, com suas urgências e também propostas de soluções. De acordo com a administradora da Estrutural, Maria do Socorro Torquato, hoje uma das principais preocupações são as 2,3 mil crianças com idades entre zero e seis anos que estão fora da escola. O número foi levantado em pesquisa recente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), que também listou a falta de áreas de lazer para os jovens e idosos e as invasões como problemas emergenciais.

Na lista de soluções está a organização de uma equipe de ginástica para a terceira idade e um projeto de lazer nas praças. Atividades culturais também estão no programa, mas segundo a administradora, a cidade não tem estrutura para receber produções culturais.

Na área de saúde, a grande preocupação é o alto índice de gravidez na adolescência e a falta de estrutura para adoção mais intensificada de ações de planejamento familiar. A violência doméstica e o abuso de álcool são igualmente preocupantes.

A chefe de Polícia Civil do DF, Mailine Alvarenga, lembrou as políticas contra agressões e explicou que a conscientização das crianças é fundamental: “Através da formação e da informação vamos combater a violência contra mulheres e idosos”. Além do trabalho com as crianças, a primeira dama Ilza Queiroz reforçou que a comunicação com as mães também é de suma importância. “Muitas vezes um viciado em álcool ou drogas tem apenas a mãe como referência de respeito. É preciso orientá-las junto à família”, completou.

Arlete Sampaio, secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, lembrou que a Estrutural é sim um desafio para o governo e que a garantia de renda às famílias mais carentes depende de um apoio mútuo de todas as secretarias. Já a secretária de Educação, Regina Vinhaes, alertou que além da Estrutural, as áreas de Itapoã e do Sol Nascente também são prioritárias e que o GDF autorizou a construção e reforma de escolas e construção de creches nestas localidades.

A próxima cidade a ser mapeada e receber o grupo é o Recanto das Emas: a data do encontro, no entanto, ainda não foi definida.

Participaram ainda do encontro a assessora especial da Sedest, Cláudia Saboya; a chefe do Núcleo de Atenção Primária e Estratégia de Saúde da Família, da Diretoria Geral de Saúde do Guará, Charmene Marques Menezes; a diretora da Regional de Saúde do Guará, Marôa Santiago Gomes; a gerente do Centro de Saúde 4 Guará/Estrutural, Vânia Vedana; a subsecretária da Subscretaria de Política para Mulheres, Maria Valéria de Souza, e a subsecretária de Imprensa da Secretaria de Comunicação, Ana Paixão.

Fonte: Agência Brasília

05/08/2011 - 19:42 | Trabalho e Desenvolvimento Social

Um comentário:

  1. Proposta interessante porém continuam acontecendo os mesmos erros de pensar a solução dos problemas das pessoas sem a participação das pessoas. Construção Popular é fundamental na Estrutural.

    ResponderExcluir