quarta-feira, 20 de abril de 2011

Apenas um centro psicopedagógico atende toda rede pública de ensino

Reportagem do DFTV

São quatro psiquiatras, quatro pedagogos e 14 psicólogos para uma demanda de 100 pacientes por semana. Acompanhamento profissional evitaria ações violentas, como a que ocorreu na escola do Guará.

No DF, crianças e adolescentes esperam anos para conseguir acompanhamento psiquiátrico. Faltam profissionais para atender a demanda. Muitos até ficam sem o tratamento regular, que poderia evitar problemas de violência dentro e fora das escolas.
O Centro de Orientação Médico Psicopedagógica do DF (Compp), na Asa Norte, é o único centro de atendimento de saúde mental do DF. O centro também atende o Entorno. São 100 novos pacientes por semana para uma equipe de quatro psiquiatras, quatro pedagogos e 14 psicólogos.
“Claro que tem uma perda de qualidade aí. Com maior número de profissionais, nós teríamos ótimos atendimentos, com certeza”, afirma a coordenadora do Compp, Divanet Medeiros de Lima.
Depois de dois anos de espera, o filho de Julieta Batista conseguiu atendimento psicopedagógico no centro. Ele tem dificuldades de aprendizagem. “Espero que dê certo”, diz.
Guará

Nesta terça-feira (19), o policiamento foi reforçado e as aulas foram suspensas na escola do Guará. Professores, polícia e Ministério Público discutem segurança e violência. Na sexta-feira, um grupo de alunos agrediu policiais militares e ameaçou a diretora.
Ontem, professores se negaram a entrar nas salas. Por causa disso, houve mais confusão. Os alunos estouraram bombas nos arredores. “Deveriam acompanhá-los, ver o motivo dessa rebeldia excessiva, falta de educação, comportamento inadequado para uma escola”, diz o professor Marcos Rodrigues.
Um educador, que não quis ser identificado, trabalha com um aluno que há um ano foi diagnosticado com perfil psicótico e não consegue atendimento profissional. “Ele, tendo esse acompanhamento psiquiátrico, levaria uma vida normal, como outra criança qualquer”, avalia.
As aulas na escola do Guará só recomeçam na segunda-feira. Amanhã, haverá reunião com os pais. Os 29 alunos considerados problemáticos serão transferidos. O policiamento vai ser reforçado e a Secretaria de Educação prometeu mais funcionários.

Maria Fernanda / Márcio Muniz / Marcione Santana

Fonte: Site do DFTV em 20/04/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário